Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Incompatibilidade sanguínea na Gravidez - Grupagem ABO e Rh

por Laboratórios Germano de Sousa, em 11.12.15

A grupagem sanguínea é um teste analítico que visa identificar qual o grupo sanguíneo (ABO) e Rh (positivo ou negativo) que cada indivíduo possui e assume um papel muito importante, particularmente, para a mulher grávida.

A realização deste teste no decorrer do acompanhamento pré-natal é fundamental no sentido de evitar os riscos de uma gravidez com incompatibilidade sanguínea, principalmente em relação ao grupo Rh, em que as gestantes Rh negativo devem ser informadas das medidas de prevenção da aloimunização. A aloimunização decorre da formação de anticorpos por parte da mãe, quando o feto apresenta antigénios diferentes dos seus, o que pode originar complicações na gravidez podendo mesmo causar a morte do feto.

No início de uma gravidez são exigidos inúmeros exames e testes à mãe, nomeadamente a grupagem sanguínea ABO e Rh e a pesquisa de anticorpos anti-eritrocitários irregulares. O sistema ABO inclui os seguintes grupos mais frequentes: A, B, AB e O. O sistema Rh testado indica se a mãe possui ou não o antigénio D (Rh positivo ou negativo). O teste do grupo sanguíneo nos sistemas ABO e Rh é realizado com uma simples colheita de sangue, a partir de uma veia do antebraço da gestante.

Os grupos sanguíneos são determinados pela presença, na superfície dos eritrócitos ou glóbulos vermelhos, de antigénios que podem ser de natureza bioquímica variada.

A grupagem Rh é importante durante a gravidez, porque pode existir incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto. Se a mãe for Rh negativo e o pai Rh positivo, o feto pode ser Rh positivo e a mãe pode desenvolver anticorpos que atravessam a placenta e destroem os glóbulos vermelhos do feto, podendo provocar a morte deste no útero ou após o nascimento por doença hemolítica do recém-nascido que pode levar ao desenvolvimento de anemia, icterícia e insuficiência cardíaca graves.

Assim, é bastante importante que a grupagem sanguínea seja determinada atempadamente para que seja efetuado o tratamento mais adequado, evitando complicações para o bebé. Este teste deverá ser realizado em todas as mulheres grávidas durante o 1º trimestre, para identificar as que são Rh negativas. Geralmente, e no sentido de evitar o desenvolvimento desses anticorpos, a mãe é tratada durante a gravidez e logo após o parto com imunoglobulina anti-D, que elimina os glóbulos vermelhos fetais da circulação da mãe antes que ela fique sensibilizada e o seu sistema imunitário produza anticorpos anti-D.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:24



Número Verde

800 209 498


Traduzir


Médico Responsável:Dr. José Germano de Sousa

germano Nasceu em Lisboa em 1972. É Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa desde 1997. Fez os seus Internatos no Hospital dos Capuchos (Internato Geral) e no Hospital Fernando Fonseca (Internato da Especialidade). É especialista em Patologia Clínica pela Ordem dos Médicos desde 2001 e é atualmente Assistente Graduado de Patologia Clínica do Serviço Patologia Clínica do Hospital Fernando Fonseca (Amadora Sintra) onde é o chefe da secção de Biologia Molecular Possui uma pós Graduação em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa. Foi Assistente de Patologia Geral e de Semiótica Laboratorial nos Cursos de Técnicos de Análises Clínicas e Curso de Médicos Dentistas do Instituto Egas Moniz.Exerce desde 2001 a sua atividade privada, sendo desde Julho de 2004 responsável pela gestão dos Laboratórios Cuf e Clínicas Cuf para a área de Patologia Clínica. Tem várias comunicações e publicações sobre assuntos da sua especialidade


Envie a sua questão

laboratoriosgermanodesousa@sapo.pt

Contactos Laboratório Central

Site:
www.germanodesousa.com

Morada:
Pólo Tecnológico de Lisboa
Rua Cupertino de Miranda, 9 - lote 8
1600-513 Lisboa, Portugal

Marcações:
Tel.: 212 693 530 /531 /532 /533
Email: contact@cm-lab.com

Horário de Funcionamento:
Dias úteis 7h30 às 20h00
Sábados 8h00 às 14h00

Horário de Colheita:
Dias úteis 7h30 - 20h00
Sábados 8h00 às 14h00