Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



P3209431-CC.jpg

No decurso da gravidez, ocorrem diversas alterações hormonais associadas a um aumento de resistência à insulina, produzida pelo pâncreas, podendo surgir, deste modo, a chama Diabetes Gestacional. As principais hormonas envolvidas na resistência são o estradiol, a prolactina, o lactogénio placentário humano (hPL), o cortisol e a progesterona. Os diferentes fatores de risco para a Diabetes Gestacional, são grávidas com idade superior a 35 anos, a obesidade materna, multiparidade, hábitos alimentares desadequados, fatores de suscetibilidade genética e o sedentarismo e Diabetes Gestacional em gravidez anterior.

No final do 2º trimestre e durante todo o 3º da gravidez, ocorre uma resistência à insulina fisiológica, por diminuição do número de recetores de insulina, diminuindo a captação de glicose pelas células.

O controlo da glicemia durante a gravidez diminui a ocorrência de complicações maternas e a morbilidade perinatal, nomeadamente o excesso de peso ao nascimento, e o consequente risco de hipoglicémia. Este benefício é tanto maior quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico e iniciado o controlo metabólico. Na primeira visita pré natal deve ser pedida uma glicemia em jejum como estratégia de deteção e diagnóstico de anomalias do metabolismo da glicemia, no decurso da gravidez. A Prova de Tolerância à Glicose Oral (PTGO) nunca deve ser pedida como rotina antes das 24-28 semanas.

O rastreio da Glicemia Plasmática em Jejum é realizado a partir de uma simples colheita de sangue e é recomendado o jejum da gestante (nenhum alimento sólido ou líquido, com exceção de água) durante 8 horas antes da recolha do sangue, que poderá ser realizada a qualquer hora. Caso o resultado seja igual ou superior a 92 mg/dl e inferior a 126 mg/dl, permite o diagnóstico da Diabetes Gestacional, não sendo necessária a realização da Prova de Tolerância Oral à Glucose (PTGO).

Se o resultado da Glicémia em Jejum for inferior a 92 mg/dl implica a realização, entre as 24-28 semanas de gestação, da PTGO com sobrecarga oral de 75g de glucose, exame laboratorial que tem como objetivo a identificação de resistência à insulina.

Nesta prova os critérios para diagnóstico de diabetes gestacional, são a confirmação de um ou de mais valores: i) às 0 horas, glicemia ≥ 92 mg/dl; i). à 1 hora, glicemia ≥ 180 mg/dl; iii) às 2 horas, glicemia ≥ 153 mg/dl.

Assim sendo, conclui-se que a pesquisa de alterações do metabolismo da glicose e o eventual diagnóstico de Diabetes Gestacional são da maior importância para uma vigilância da saúde materno-fetal adequada.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:31



Número Verde

800 209 498


Traduzir


Médico Responsável:Dr. José Germano de Sousa

germano Nasceu em Lisboa em 1972. É Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa desde 1997. Fez os seus Internatos no Hospital dos Capuchos (Internato Geral) e no Hospital Fernando Fonseca (Internato da Especialidade). É especialista em Patologia Clínica pela Ordem dos Médicos desde 2001 e é atualmente Assistente Graduado de Patologia Clínica do Serviço Patologia Clínica do Hospital Fernando Fonseca (Amadora Sintra) onde é o chefe da secção de Biologia Molecular Possui uma pós Graduação em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa. Foi Assistente de Patologia Geral e de Semiótica Laboratorial nos Cursos de Técnicos de Análises Clínicas e Curso de Médicos Dentistas do Instituto Egas Moniz.Exerce desde 2001 a sua atividade privada, sendo desde Julho de 2004 responsável pela gestão dos Laboratórios Cuf e Clínicas Cuf para a área de Patologia Clínica. Tem várias comunicações e publicações sobre assuntos da sua especialidade


Envie a sua questão

laboratoriosgermanodesousa@sapo.pt

Contactos Laboratório Central

Site:
www.germanodesousa.com

Morada:
Pólo Tecnológico de Lisboa
Rua Cupertino de Miranda, 9 - lote 8
1600-513 Lisboa, Portugal

Marcações:
Tel.: 212 693 530 /531 /532 /533
Email: contact@cm-lab.com

Horário de Funcionamento:
Dias úteis 7h30 às 20h00
Sábados 8h00 às 14h00

Horário de Colheita:
Dias úteis 7h30 - 20h00
Sábados 8h00 às 14h00