Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Alpha-Fetoproteína – Despiste do Carcinoma Hepatocelular

por Laboratórios Germano de Sousa, em 21.02.17

P3209422-CC.jpg

 

O Carcinoma Hepatocelular é o tumor maligno mais comum do fígado. O exame laboratorial geralmente utilizado em pacientes com suspeita de Carcinoma Hepatocelular é a dosagem sérica de Alfa-Fetoproteína. A concentração sanguínea da Alpha-Fetoproteína é num indivíduo adulto inferior a 10 ng/ml. Concentrações elevadas, superiores a 500 ng/ml, são registados em quadros clínicos de Carcinoma Hepatocelular, tumores das células germinativas (testículos e ovários) e metástases hepáticas.

A Alfa-Fetoproteína é um exame que se realiza no laboratório de patologia clínica, a partir de uma colheita simples de sangue.

Dependendo dos valores do resultado, o médico assistente avaliará qual o quadro clínico que é responsável pelos níveis alterados. Níveis elevados são geralmente identificados em 60% dos pacientes com Carcinoma Hepatocelular, enquanto 40% dos portadores desta neoplasia apresentam níveis normais deste marcador tumoral.

Valores elevados não significam sempre que o paciente tenha Carcinoma Hepatocelular, pois estes podem estar associados a doenças inflamatórias do fígado e do intestino, bem como à gravidez. Elevações moderadas nos valores, cerca de 200ng/ml, são geralmente observadas em 10 a 35% dos pacientes com doenças hepáticas não malignas como a Cirrose e a Hepatite.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:39



Contacto

Telefone: 212 693 530* *Custo de Chamada para a Rede Fixa de acordo com o seu tarifário

Traduzir


Médico Responsável:Dr. José Germano de Sousa

germano Nasceu em Lisboa em 1972. É Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa desde 1997. Fez os seus Internatos no Hospital dos Capuchos (Internato Geral) e no Hospital Fernando Fonseca (Internato da Especialidade). É especialista em Patologia Clínica pela Ordem dos Médicos desde 2001.Possui uma pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa. Foi Assistente de Patologia Geral e de Semiótica Laboratorial nos Cursos de Técnicos de Análises Clínicas e Curso de Médicos Dentistas do Instituto Egas Moniz. Exerce desde 2001 a sua atividade privada como Administrador do Grupo Germano de Sousa, Assistente Hospitalar Graduado, Competência em Gestão, O.M., Assistente convidado na Unidade Curricular de Medicina Laboratorial da Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas da U.N.L., Responsável do Laboratório de Biologia e Patologia Moleculares - Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa Lisboa. Tem várias comunicações e publicações sobre assuntos da sua especialidade


Envie a sua questão

laboratoriosgermanodesousa@sapo.pt

Contactos Laboratório Central

Site:
www.germanodesousa.com

Morada:
Pólo Tecnológico de Lisboa
Rua Cupertino de Miranda, 9 - lote 8
1600-513 Lisboa, Portugal

Marcações:
Tel.: 212 693 530 /531 /532 /533
Email: contact@cm-lab.com

Horário de Funcionamento:
Dias úteis 7h30 às 20h00
Sábados 8h00 às 14h00

Horário de Colheita:
Dias úteis 7h30 - 20h00
Sábados 8h00 às 14h00


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.