Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O teste serológico Ac. SARS-CoV-2 IgG e IgM, é uma análise realizada nos laboratórios do Grupo Germano de Sousa, para identificação da prevalência de anticorpos é um imunoensaio por quimioluminescência in vitro (CE-IVD), que permite a determinação quantitativa de anticorpos das classes IgM e IgG para o novo coronavírus (SARS-CoV-2), em plasma ou soro humano.
Apresenta uma especificidade clínica de 98,7% e uma sensibilidade clínica de 98,5%, quando usado em combinação, com especial indicação clínica:
O teste serológico revela:
Resumidamente podem ser observadas três tipologias de seroconversão (intervalo de tempo durante o qual um anticorpo específico se desenvolve como resposta a um antígeno e se torna detetável no soro):
Na fase do conhecimento atual, a colheita de amostras seriadas na fase de convalescença seria o ideal, pois permitiria conhecer adequadamente o “timing” da seroconversão dos anticorpos.
O teste serológico deteta apenas a existência, ou não, de anticorpos contra o SARS-CoV-2 (novo coronavírus), indicando se o indivíduo já foi portador da doença e não deve ser usado para o diagnóstico da infeção aguda, em que o único teste validado é realizado por técnica de Biologia molecular (RT-PCR). Pacientes curados após a exposição a um vírus podem apresentar uma imunidade protetora duradoura. No entanto, a evidência científica atual ainda não permite afirmar que um título elevado de anticorpos IgG anti SARS-CoV-2 garante imunidade efetiva ou duradoura.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.