Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Teste de diagnóstico da COVID-19 por amostra de saliva

por Laboratórios Germano de Sousa, em 14.04.21

171766641_2834181166832880_3889722229744937610_n.j

Dando continuidade ao compromisso ético para com a população portuguesa e apoiando o Sistema Nacional de Saúde no combate ao SARS-CoV-2, o Grupo Germano de Sousa passa agora a disponibilizar o teste de diagnóstico da COVID-19 por amostra de saliva.

A saliva é uma boa amostra biológica para o diagnóstico laboratorial da COVID-19, dado que as partículas de SARS-CoV-2 na saliva podem resultar da migração de células infetadas do tratorespiratório inferior e superior ou de infeção da cavidade oral, principalmente da língua.

Para a realização deste teste é facultado um kit individual que contém um tubo para onde o paciente deve expelir saliva para dentro do recipiente. É assim um teste pouco invasivo e bastante simples no que respeita à recolha da amostra, o que se torna bastante útil no caso de pacientes mais sensíveis ao recurso da zaragatoa, como idosos e crianças. O procedimento também diminui risco de disseminação de gotículas, contribuindo para a segurança de todos. Constitui uma solução acessível que permite a identificação rápida de casos ativos evitando a disseminação doSARS-CoV-2. Mantem a mesma técnica de análise do teste molecular (RT-PCR) e numa única amostra é possível detetar a presença do vírus, identificar as estirpes e dosear a presença de anticorpos.

Numa altura em que a testagem em massa é fulcral para gerir o desconfinamento, estes testes têm elevada aplicabilidade em rastreios em escolas, aeroportos, lares e nos locais com maior risco de transmissão em meio laboral. Este teste de diagnóstico com recurso a uma amostra de saliva pode aumentar significativamente a capacidade de testagem da população.

Numa primeira fase, este teste pode ser realizado nos Centros COVID-19 do Grupo Germano de Sousa, cuja listagem pode ser consultada em: https://www.germanodesousa.com/postos-de-colheita/?servico=covid-19#pesquisa, sendo posteriormente disponibilizado em todos os postos de colheita do grupo de Norte a Sul do País.

Reforçamos assim o nosso compromisso no acompanhamento contínuo dos desafios e evolução nas áreas da Patologia Clínica e Análises Clínicas em inovação, qualidade e rigor, colocando à disposição da população portuguesa e dos médicos esse conhecimento.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:17



Número Verde

800 209 498


Traduzir


Médico Responsável:Dr. José Germano de Sousa

germano Nasceu em Lisboa em 1972. É Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa desde 1997. Fez os seus Internatos no Hospital dos Capuchos (Internato Geral) e no Hospital Fernando Fonseca (Internato da Especialidade). É especialista em Patologia Clínica pela Ordem dos Médicos desde 2001 e é atualmente Assistente Graduado de Patologia Clínica do Serviço Patologia Clínica do Hospital Fernando Fonseca (Amadora Sintra) onde é o chefe da secção de Biologia Molecular Possui uma pós Graduação em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa. Foi Assistente de Patologia Geral e de Semiótica Laboratorial nos Cursos de Técnicos de Análises Clínicas e Curso de Médicos Dentistas do Instituto Egas Moniz.Exerce desde 2001 a sua atividade privada, sendo desde Julho de 2004 responsável pela gestão dos Laboratórios Cuf e Clínicas Cuf para a área de Patologia Clínica. Tem várias comunicações e publicações sobre assuntos da sua especialidade


Envie a sua questão

laboratoriosgermanodesousa@sapo.pt

Contactos Laboratório Central

Site:
www.germanodesousa.com

Morada:
Pólo Tecnológico de Lisboa
Rua Cupertino de Miranda, 9 - lote 8
1600-513 Lisboa, Portugal

Marcações:
Tel.: 212 693 530 /531 /532 /533
Email: contact@cm-lab.com

Horário de Funcionamento:
Dias úteis 7h30 às 20h00
Sábados 8h00 às 14h00

Horário de Colheita:
Dias úteis 7h30 - 20h00
Sábados 8h00 às 14h00


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.